domingo, 30 de agosto de 2009

4. O Caminho da Renúncia Traz Contentamento Onde Quer que Você Esteja, e Com o quê For que Possua
________________________________________
Muitos cristãos vivem descontentes continuamente. Nunca estão satisfeitos com o que têm. Estão sempre olhando para o futuro, pensando: "Se conseguir pelo menos fazer isto, ou ter aquilo, estarei feliz." Mas sua realização nunca chega.
Contentamento foi um enorme teste na vida de Paulo. Afinal, Deus disse que o usaria poderosamente: "Este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, os reis e os filhos de Israel" (Atos 9:15). Quando Paulo inicialmente recebeu esta comissão, "logo, nas sinagogas, pregava que Jesus era o Filho de Deus" (9:20). O apóstolo ficava mais ousado a cada sermão: "Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo" (9:22).
O que aconteceu em seguida? "Os judeus deliberaram entre si matá-lo" (9:23). Seria o fim - ao chamamento a Paulo para pregar aos filhos de Israel. Eles não só rejeitaram sua mensagem, mas tramaram sua morte. Que início desastroso para um ministério que Deus disse seria poderoso.
Paulo então decidiu ir a Jerusalém, para se encontrar com os discípulos remanescentes de Jesus. "Mas todos o temiam, não acreditando que fosse discípulo" (9:26). Agora Paulo enfrentava uma rejeição ainda pior. Seus próprios irmãos em Cristo o rejeitavam.
Finalmente, Paulo raciocinou assim: "Ao menos posso alcançar os gentios". Todavia, quando um proeminente gentio, Cornélio, procurou um pregador para compartilhar o evangelho, ele não pediu a Paulo. Em vez disso, se dirigiu a Pedro. Sem dúvida, Paulo ouviu as notícias gloriosas vindas da casa de Cornélio: "O Espírito Santo desceu sobre os gentios. O Senhor revelou Cristo a eles!".
Posteriormente, na conferência de Jerusalém, Paulo teve de ouvir Pedro declarando: "Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem" (Atos 15:7). Aparentemente, Deus tinha determinado que o avivamento entre os gentios viria através de outra pessoa. Pelo que Paulo percebia, ele estaria de fora, observando as coisas acontecerem.
O que você acha que passou pela cabeça de Paulo ao vivenciar estas coisas? A verdade é que através de tudo isso - o desapontamento, a dor, as ameaças à sua vida - Deus estava ensinando ao seu servo uma coisa crucial: Paulo estava aprendendo a ter contentamento, gradualmente, passo a passo.
Mais tarde, quando Paulo pregou na Antioquia, sua mensagem foi contestada pelos líderes judeus. Então Paulo declarou: "Eis que nos voltamos para os gentios" (Atos 13:46). Paulo pregou lá aos não judeus, e muitos se converteram; "e divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região" (13:49). Mas antes que pudesse saborear a vitória, "os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição...e levantaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora da sua região" (13:50).
Em seguida Paulo voltou sua atenção para Icônio. Ao pregar lá, mais uma vez "creu uma grande multidão, tanto de judeus como de gregos" (14:1). Um avivamento caiu sobre a cidade. Mas, novamente "houve um motim tanto dos gentios como dos judeus, juntamente com as suas autoridades, para os ultrajarem e apedrejarem" (14:5).
Você pode imaginar a confusão e o desencorajamento de Paulo? A cada movimento, o seu chamado parecia frustrado. Deus lhe tinha prometido um ministério de evangelização com muitos frutos. Mas cada vez que pregava, ele era amaldiçoado, rejeitado, agredido, apedrejado. Como ele respondia? "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Filipenses 4:11).
Paulo não questionava, nem reclamava. Ele não buscava saber quando chegaria a pregar a reis e governadores. Ele dizia, basicamente: "Posso não estar vendo agora o que o Senhor me prometeu. Mas estou avançando pela fé, pois estou contente em ter Jesus. Por causa dEle, posso viver cada dia - ao máximo".
________________________________________
O Contentamento de Paulo em Qualquer Circunstância Era o Resultado de uma Vida Submissa.
________________________________________
Paulo não tinha pressa de ver tudo cumprido na sua vida. Ele sabia que tinha uma pétrea promessa de Deus, e se apegou à ela. No momento ele estava contente em poder ministrar em qualquer lugar que estivesse: testemunhando a um carcereiro, a um marinheiro, a algumas mulheres na beira do rio. Este homem tinha uma missão de âmbito mundial, no entanto era fiel no testemunhar de um em um.
Paulo também não tinha ciúmes de pessoas mais jovens que pareciam deixá-lo para trás. Enquanto eles viajavam o mundo, ganhando judeus e gentios para Cristo, Paulo estava na prisão. Era obrigado a ouvir notícias a respeito de grandes multidões sendo convertidas por homens - com os quais ele tinha discutido sobre o evangelho da graça. Mas Paulo não os invejava. Ele sabia que uma pessoa entregue a Cristo pode viver tanto na escassez quanto na abundância: "Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento... tendo, porém, alimento e com que nos vestir, estejamos contentes" (1 Timóteo 6:6-8).
O mundo hoje poderia dizer a Paulo: "Você está no fim da vida agora. Todavia não tem economias, nem investimentos. Tudo que tem é uma muda de roupa". Eu sei qual seria a resposta de Paulo: "Ah, mas eu ganhei a Cristo. De fato tenho a verdadeira vida".
"Mas o diabo está te importunando continuamente, Paulo. Você vive em dor constante. Na verdade, você sofre mais que qualquer outro que conheço. Como pode ser isto?"
Paulo responderia: "Eu me glorio nas minhas aflições. Quando estou fraco, aí é que na verdade estou mais forte. Não meço minha força pelos padrões do mundo, mas pelos do Senhor."
"E quanto a seu rival, Apolo? Ele tem a atenção das massas. Mas você ministra apenas a pequenos grupos, ou mesmo uma pessoa. Apolo é um orador eloqüente, mas a sua fala é desprezível, Paulo."
Paulo diria: "Nada disso me incomoda. Eu não busco a glória nesta vida. Tenho uma revelação da glória que me aguarda".
"E quanto a promessa que Deus lhe deu? Ele disse que você testemunharia diante de reis. A única vez que o fez, estava acorrentado. Você teve de pregar enquanto estava preso. Onde está o cumprimento da promessa de Deus em sua vida?"
Paulo diria: "Meu Senhor manteve Sua palavra a mim. Não foi do modo que eu esperava, mas do jeito dEle. Indiferente às minhas correntes, preguei Cristo em plenitude. E olha, aqueles dirigentes foram tocados. Quando terminei a pregação eles tremiam. O Senhor me foi favorável, da Sua maneira".
"Paulo, você acabou sendo um tolo. Todos na Ásia se voltaram contra você. Quanto mais você ama outros, menos é amado. Você trabalhou todo esse tempo para construir a igreja de Deus, mesmo fazendo tarefas humildes. Mas ninguém valoriza isso. Mesmo os pastores que você instruiu, agora zombam de si. Alguns até lhe baniram dos seus púlpitos. Por que você continua neste ministério? Você não tem sido sucesso em nenhum sentido da palavra."
E Paulo: "Eu já deixei este mundo, com todas as suas ambições e bajulações. Não necessito dos louvores dos homens. Veja, eu fui arrebatado ao paraíso. Ouvi palavras inefáveis, palavras que não são lícitas ao homem proferir. Portanto você pode ter toda a competição deste mundo, com todas as suas rivalidades. Eu decidi nada saber entre vós, senão a Cristo, e Este crucificado.
Posso lhe dizer, eu sou vencedor. Eu achei a pérola de grande valor. Jesus me concedeu o poder de entregar tudo, e de tomar novamente. Bem, eu entreguei tudo, e agora uma coroa me aguarda. Tenho apenas um objetivo nesta vida: ver meu Jesus face a face. Todos os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a alegria que me aguarda".

"Que os nossos corações possam ser como o de Paulo, enquanto buscamos a vida de renúncia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário